domingo, 9 de maio de 2010

Curiosidade sobre o jogo de xadrez


O nome do jogo, em português Xadrez e em espanhol Ajedrez, parece vir do árabe Shatranj. Em várias outras línguas européias o nome parece ter mais relação com a peça principal do jogo na Pérsia, oshah. São nomes como Chess (inglês), Shach (alemão) e Échecs (francês). A evolução das peças ao longo da história é interessante. Elas, que a princípio representavam os personagens de uma guerra, na Europa ganharam um pouco mais cara de côrte que de exército. A dama, ou rainha, era antes a figura do vizir, ou ministro. A torre, rook em inglês, era na Pérsia rukh, carruagem. O elefante, pil na Índia, se tornou o espanhol alfil, na maior parte dos países conhecido como bispo. Na França é curiosamente conhecido como fou, ou bobo da corte. O cavaleiro, em várias línguas se tornou o cavalo, como em portugês, espanhol e italiano. Só na Europa, o tabuleiro quadriculado passou a ter casas alternadamente pretas e brancas Na Índia o jogo era originalmente jogado por quatro jogadores, cada um com oito peças. Ocorria uma aliança de dois contra os outros dois. Na evolução do jogo, os quatro exércitos acabaram se fundindo em dois exércitos de 16 peças cada.

Variantes do Xadrez ao redor do mundo:

Xadrez Chinês ou Xiang-Qi:

Não confundir com as Damas Chinesas, no Brasil popularmente chamadas de Xadrez Chinês, mas que tem pouco a ver com o Xadrez. Talvez o Xiang-Qi seja o jogo mais jogado no mundo, já que é o mais popular da China, cuja população excede 1 bilhão de pessoas, além de ser jogado na Indo-China e no Arquipélago Malaio. Curiosamente, na China o jogo não atrai tanto a elite, que prefere o Wei-Qi (nome chinês do Go).

Entre suas características diferenciadas temos:

Tabuleiro de 8X9; as peças não ocupam o centro dos quadrados, mas as intersecções das linhas; as peças são discos circulares com caracteres que as identificam; um rio divide os dois campos (todas as peças podem atravessá-lo, com exceção do elefante); algumas peças são diferentes nos dois exércitos, embora tenham os mesmos poderes. As peças são (entre parênteses as correspondentes no outro exército): general, ministro, elefante (assistente), cavalo, carruagem, canhão (catapulta) e soldado.

O general (peça principal) tem seu movimento restrito ao palácio (formado por duas linhas em X ocupando as casas centrais do seu lado do tabuleiro)

O Xadrez Coreano, Changgi, é muito parecido com o chinês, a não ser pela forma mais larga do tabuleiro e pela ausência do rio.

Na próxima edição, mais variedades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário